O assunto de hoje é muito polêmico, pois de cada 3 casamentos entre homem e mulher, 1 termina em divórcio em nosso país. Muito difícil falar, mas como gosto de desafios vou me atrever a dizer algumas coisas.
Sou casada pela segunda vez, sou muito feliz e, além disso, gosto de conversar sobre esse assunto. Oriento muitos casais conhecidos e procuro ajudá-los de alguma forma, já que uma de minhas formações é a psicanálise.
Para as mulheres tenho duas notícias, uma boa e outra má. Vou começar pela notícia ruim: Seu marido tem muitos defeitos! E a boa é: Seu marido já descobriu que você tem muitos defeitos também! – Gostei dessa frase que ouvi um dia e vou falar um pouco sobre ela.
Bom, todos têm defeitos, mas se ficarmos atentos só a eles, passaremos a vida toda tentando modificar o outro, gastaremos demais nossa energia e mesmo assim não conseguiremos. Alguns até conseguem dominar ou modificar o outro, mas garanto que é por pouco tempo ou então, a infelicidade já fez morada naquele coração. Ninguém é feliz quando não é aceito ou dominado.
Qual é o segredo? Se o defeito não for prejudicial a você e sua família, finja que ele não existe e invista sua energia nas qualidades do outro. Quantas vezes eu digo às esposas: “Faça uma lista de qualidades e defeitos dos maridos”. E elas sempre surpreendem porque a lista das qualidades é muito maior. Neste ponto entra algo bem simples, porém, de um peso enorme no casamento: o agradecimento. Agradecer um ao outro por tudo, inclusive, pelo fato de existir.
Uma sacada também necessária para um casamento dar certo, é valorizar o talento do outro. Eu me surpreendo ao perceber como a admiração acompanha o amor. Como um marido que recebe incentivo da esposa se sente o dono do mundo e como a esposa que recebe incentivo do marido se sente a rainha do universo. O elogio faz bem ao coração, ainda mais quando parte da pessoa amada.
Mulher troca a cor do cabelo, faz várias mudanças e o marido não percebe. Ela fica chateada e se zanga. O detalhe é que ele nunca notou, mas agora ela quer que ele passe a perceber até a nova cor do esmalte que está usando. Uma dica para esposas dizerem: “Marido, olhe, eu troquei a cor de cabelo para você, ficou lindo, não é mesmo? Ele dirá: “Sim, ficou lindo, muito obrigado!” Ou seja, um estímulo é sempre bem-vindo, mesmo que seja provocado.
Precisamos entender que o homem tem uma forma de ver e analisar o mundo e a mulher, outra. Ambos se cobram pelo mesmo comportamento e reação, mas isso nunca vai acontecer. É preciso respeitar a natureza humana que vai além da vontade de cada um. Mesmo que modernize as relações, tudo isso nunca vai mudar.
Casamento é uma empresa e como tal deve ser feito o balanço em determinados períodos para ver a performance do relacionamento, discutir as desavenças, os projetos, os problemas para encontrar soluções para uma vida em comum objetivando a felicidade. E tudo deve acabar com uma boa noite de amor, porque jamais deve-se dormir brigado ou separado.
Quando nascem os filhos, os pais os colocam em primeiro lugar na família e o casal deixa de viver a vida a dois. Filhos dormem com pais, não deixam a criança com babás e eu poderia citar uma lista de situações… e aí começam os problemas conjugais. Pois bem, não deixem nunca isso acontecer. O casal deve estar em primeiro lugar e a cama não deve ser dividida com filhos.
Outro ingrediente da receita que não pode faltar é o perdão. Perdão existe para ser explorado, mas precisa ser aquele perdão verdadeiro, que se esquece a causa. Eu orientei uma senhora de 70 anos que me contou sobre a traição do marido quando ela tinha 17 anos, mas ela carregou por toda a sua vida a mágoa e a dor dessa traição. E o curioso foi que ela disse: “Depois disso, meu marido nunca mais me fez nada, pois eu lhe dei uma grande lição”. Mas eu pensei: “Pena que você é que não aprendeu a lição”.
Se não existe perdão, não existe leveza. E se não existe leveza, não existe entrega total. E eu pergunto: “Alguém pode amar sem entrega total?”
E para terminar com a receita, os casais nunca deveriam esquecer que são namorados eternos e que devem dedicar mais tempo um para o outro, fazendo aqueles programas de solteiros e reviverem os bons momentos. Existem muitos sentimentos loucos para serem vividos e muitas emoções esperando para saírem do seu peito. Vá com fé, o mundo do casamento é ótimo!
Não compliquemos o ato de viver a dois. Não existe mais modelo de casamento. A vida é tão fácil, desde que respeitemos a ordem natural das coisas, amando, cuidando, curtindo, respeitando, valorizando e tantas coisas mais. A dois tudo se multiplica e fica ainda mais lindo!
10 Comments
Hoje eu nem vou comentar ,e sim te parabenizar ,lindo o texto estou casada a 26 anos ,e a descrição do casamento colocada por você não poderia ser mais natural e verdadeira .
Muito obrigada!
Naturalmente feliz!
Quem sabe um dia desses eu experimente rsrs
Lindo texto….
Marcia desejo sinceramente que você encontre um grande amor.
Parabéns Roseli, texto maravilhoso.
Muito obrigada amiga.
Como sempre arrasando no que faz.
Pura verdade e vc é prova viva que o casamento é a coisa mais gostosa do mundo.
Tenho 22 anos de casamento e sou muito feliz.
A todo instante estou pensando nele, e todos os dias eu falo que a amo e que ele nasceu pra mim fazer feliz.
Muito obrigada
Muito obrigada a gente faz a vida com o sentimento que quer né? e pinta com as cores que gosta e que lhe cai bem, eu creio nisso.
Roseli, năo imagina o quanto foram importantes suas palavras…
Muito obrigada!!!
Fico muito feliz. Muito obrigada