Em uma de minhas viagens à São Paulo, conheci um jovem muito simpático que se sentou ao meu lado. Conversamos muito e eu ouvi parte de sua história. Fiquei muito encantada, porque em nenhum momento vi ou senti um jovem vítima de uma sociedade, pelo contrário, encontrei um vencedor com um futuro brilhante pela frente.
E ele começou:
“Sou Marcelo Martins da Silva, de origem pobre, mãe empregada doméstica, pai usuário de drogas e nada foi fácil para nós. Cresci sendo criado pela mãe e pela minha vovó. Eu só tenho a agradecer as duas porque sempre me incentivaram a estudar. Fiz o ensino fundamental e o ensino médio em escola pública e sempre me dediquei bastante, passando em primeiro lugar nas duas fases.
Fiz o curso técnico em eletromecânica na cidade de Eusébio, no Ceará, onde tive ótimos professores que foram decisivos na minha vida e na minha opção de carreira. Comecei a pesquisar sobre robótica e este assunto foi me cativando. Consegui um bom estágio em uma empresa que me acolheu muito bem e me deu oportunidade para fortalecer minha decisão.
Ao final do ensino médio fui aprovado na Universidade Federal do Ceará para o curso de Engenharia de Computação. Tudo era muito novo e fiquei um pouco indeciso, mas dentro da Universidade conheci pessoas que foram fundamentais para o meu desenvolvimento acadêmico em pesquisa e tive muito incentivo de servidores e professores do campus no qual estudo. Sou muito grato a Roberta Dutra, que me deu muito apoio e ainda me fortalece bastante acreditando e incentivando minhas ideias; ela faz um excelente trabalho na UFC. Agradeço também aos professores Paulo Armando e Wagner Al-Alam por serem professores presentes e que me orientam nos projetos desenvolvidos no decorrer da minha vida acadêmica. Atualmente atuo em pesquisas de Tecnologias Assistivas para pessoas com deficiência e hoje viajo muito apresentando meus trabalhos. Com isso, tive a oportunidade de conhecer vários lugares como Curitiba, São Paulo e João pessoa, e nesse ano está previsto conhecer Natal – RN e Vitória – ES.
Eu vi na Universidade uma oportunidade de desenvolver a pesquisa e estou muito feliz!
Sobre as pesquisas, desenvolvi com meus amigos dentro da Universidade, alguns projetos voltados para pessoas com deficiência visual. São os seguintes:
* Bengala Inteligente – o modelo foi desenvolvido com a finalidade de adaptar uma bengala convencional com o uso de sensores ultrassônicos capazes de identificar alguns obstáculos, proporcionando assim ao deficiente visual maior autonomia, segurança e confiança para a locomoção, sendo um importante aspecto a ser desenvolvido por todos aqueles que são excluídos socialmente e deficiente, com a ajuda de políticas e projetos governamentais.
* Óculos Inteligente SMART GLASSES – combina óculos com sensores de presença (infravermelho) para a localização de obstáculos e permite o envio de alertas para o usuário. Os óculos são combinados com um sistema embarcado que realizará o processamento das variáveis ambientais em tempo real. Os dados processados são enviados para o usuário através de um alerta sonoro ou vibratório.
A pesquisa é fascinante e eu acredito muito nos resultados positivos e nos impactos sociais que ela trás para nosso país. Pretendo continuar no ramo, ser professor universitário e ensinar de uma maneira tão boa quanto o ensino que tenho acesso na Universidade Pública. Quero ajudar as pessoas! Educação é a chave para um caminho melhor!”
Depois dessa história contada por Marcelo, entendi que somos protagonistas de nossa própria história e nunca coadjuvantes. Este jovem não deixou que as dificuldades fossem maiores que ele, pelo contrário, venceu-as. E a última notícia que tenho dele, é que está passando as férias no Rio de Janeiro a convite de amigos.
Querido Marcelo, que o céu seja seu limite e que você se torne o que nasceu para ser, um batalhador, vencedor, sem medo de nada.
8 Comments
Parabéns Ao Marcelo que Deus lhe conceda muito sucesso, e ilumine o seu caminho , e obrigada Roseli por compartilhar esta história maravilhosa. 😘
Marcelo merece todos os aplausos e fico feliz em dividir com vocês essas alegrias.
Por mais Marcelo nesse nosso mundo , guerreiros e pensando e criando projetos para ajudar o próximo.
Lucia Marcelo faz a diferença no mundo, por mais Marcelos concordo com vc.
Que história que nos remete à acreditar que somos sim os criadores da nossa realidade!
Gratidão ao Marcelo por dar esse exemplo há todos nós.
Marcia essa prova inconteste de que podemos criar nossa realidade. Amei
Somos nossos próprios protagonistas, conseguimos muitas coisas com nosso esforço, basta acreditar!!!
Obrigado, foi bem gratificante contar um pouquinho da minha história.
Marcelo, que você continue sendo inspiração para muitos jovens que não acreditavam em mais nada. Seja cada dia mais feliz!!