Aproximam-se as festas de fim de ano e junto as brincadeiras de amigo secreto. As dúvidas são muitas: qual o presente dar, se vai agradar, se servirá, a cor preferida, etc. Minha dica para resolver essas questões é uma só: dê um livro de presente! Esse sim é o melhor de todos os presentes! E unindo a essa ideia, recebi uma campanha que quero dividir com vocês:
“Nas últimas semanas, as duas principais cadeias de lojas do país entraram em recuperação judicial, deixando um passivo enorme de pagamentos em suspenso. Muitas cidades ficarão sem livrarias e as editoras terão dificuldades de escoar seus livros e de fazer frente a um significativo prejuízo acumulado. As editoras já vêm diminuindo o número de livros lançados e demitindo funcionários em todas as áreas. Com a recuperação judicial…”
Diante desta notícia, a campanha é espalhar o desejo de comprar livros neste final de ano. Presentear com livros representa não só a valorização de um instrumento fundamental para lutar por um mundo mais justo com a sobrevivência de empregos nesta área, como também a continuidade de muitas livrarias e um pequeno ato de amor a quem nos deu desde cedo: o livro.
Minha história com as grandes livrarias começou quando fiz um curso em Salvador, capital do estado da Bahia. Minhas visitas no intervalo do curso era frequentar uma livraria que parecia uma cidade de livros. Gostava do cheiro do lugar e dos atendentes que pareciam que tinham lidos todos aqueles livros pela informação que davam e conhecimento que tinham. Eu folhava aqueles livros, aproveitava para ler algumas obras e adquirir outras.
Quando minha filha foi estudar na capital, íamos à mesma livraria no shopping e além de curtir o espaço e tomar um delicioso café, ela ia buscar as obras na área da medicina e eu me encantava com as obras de psicanálise e psicologia.
Hoje, aqui em Ribeirão Preto, nosso ponto de encontro é no Ribeirão Shopping, e além de nós duas, agora temos um terceiro personagem, meu neto, que frequenta o espaço infantil da livraria. Ele me convoca para ler uma história e depois reconta com seu entendimento. Desde seus 2 aninhos é apaixonado por leitura!
São três gerações de minha família que conheceram, viveram e curtem uma livraria, que descobriram o gosto das letras, o prazer da leitura e consideram um lugar aconchegante e de lazer cultural.
Essa notícia sobre as livrarias me deixou muito triste, porque o gosto pela leitura acontece também nas visitas e passeios por ela e no contato físico com o livro. E como professora que fui, sei da importância da leitura na vida das pessoas e na minha. Nascida no interior, sem contato com a grande civilização, sem internet e sem tv, eu gostava muito de ler e já conhecia boa parte do mundo, porque os livros abriram as portas para mim.
Uma amiga também contou sobre suas experiências marcantes em livrarias. Quando ainda não tinha filhos, ela e o marido iam ao cinema todos os finais de semana em um shopping de São Paulo e a espera pela sessão não era passeando pelas lojas e apreciando vitrines, mas sim, curtindo o ambiente de uma grande livraria, sentados num confortável sofá ou almofadas pelo chão, foleando revistas, lendo pequenos trechos da biblioteca, cada um com suas preferências, e é claro, uma pausinha na cafeteria do local. E depois, já com o filho nascido, todo passeio em família tinha no roteiro a parada na sessão infantil, com seu túnel-dinossauro-de-madeira, seu universo das histórias sonoras, fábulas, números, letras, pufs e sofás coloridos.
A história de vida de cada pessoa perpassa pelo contato com livros, seja na escola para realizar tarefas ou na indicação à um amigo ou amiga de um titulo interessante. E as livrarias deveriam voltar a serem frequentadas como um ponto de encontro para troca dessas informações e sugestões. Muita gente marca reuniões de trabalho na informalidade do ambiente e fazem seus pequenos acertos comerciais acompanhados de um cheiroso café e pão de queijo. É nela também que ocorre eventos de “contação” de histórias para as crianças. Uma beleza!
Hoje a internet oferece possibilidade de ler o livro virtual, mas nós, pais e mães, podemos mostrar esta alternativa aos pequenos para que eles vivam a mesma emoção que vivemos no contato físico com os livros.
Dar um livro é muito mais que um presente de amigo secreto. É dar uma chave para abrir as portas do mundo, para que o presenteado viaje ao som das letras e das imagens que o autor descreve usando sua imaginação.
Um salve às livrarias e boa leitura!
44 Comments
Boa lembrança!
Que exemplo da vovó querida levando seus netos para o caminho da leitura .
Parabéns !
Não podemos deixar de levar nossos descendentes a importância da leitura
Reis a gente faz a nossa parte não?? sei que é uma vovó muito preciosa também.
Excelentes colocações.
Muito obrigada querido.
Ótima lembrança! Adorei o texto… precisamos da cultura da leitura para o crescimento do nosso país.
Ótima lembrança! Adorei o texto… precisamos da cultura da leitura para o crescimento do nosso país.
Andrea precisamos incentivar a leitura as nossas crianças.
Ó toma sugestão
Cleusa que bom que gostou.
Muito interessante a matéria
Adriana ler é muito bom não??
Adorei o texto muito bem colocado, uma ótima opção para presentear e insentivar a leitura. 😀
Susy precisamos ajudar nossos pequenos e alertar nossos amigos e amigas sobre a importância do ato de ler.
Lindo seu texto, falou do amor que tem pela leitura e pelos livros, construído em sua história de vida e da sua família.
Parabéns pela iniciativa em divulgar este conteúdo. Os livros e as livrarias são preciosidades em nossas vidas, ampliam nosso universo interno, nossa visão é nosso poder de criação e imaginação.
Parabéns !🎉
Amo leitura .Uma livraria nos meus passeios não escapam.Atraves dos livros viajo nos conhecimentos..
Mari sei que é uma devoradora de livros e que incentiva os outros. Parabéns!
Livros vão além de uma boa leitura ,nos dão asas para irmos a lugares maravilhosos ,e são fontes de sabedoria , parabéns pela escolha do texto .
Lucia você explicou muito bem.
O texto nos traz uma bela reflexão sobre a leitura e a importância das livrarias em nossas vidas! Jamais os livros virtuais terão este mesmo valor!!
Rafael, concordo com vc. O contato físico com o livro faz parte do prazer de ler.
Muito bom o texto, fico pensando ” e eu que não gostava de ler… ” graças a essa adorável varanda estou tomando gosto pela leitura…bjs
Monica, que comentário lindo. Fico muito feliz em saber que despertei o gosto pela leitura em vc. Vale lembrar que este é um dos objetivos da nossa varanda. Muito obrigada
Ótimo texto.
Roque sei que lê o blog e gosta das indicações dos filmes, fico muito feliz. Muito obrigada.
Um livro traz uma informações transformadas em idéias, diferente de reportagens que trazem apenas informações. É uma pena que a leitura vista hoje em dia se resuma a reportagens, principalmente no Brasil, onde o consumo per capita de livros sempre foi baixíssimo.Particularmente um livro de papel é considerado um amigo.
Lucas, é lamentável, estatísticas como essas empobrecem nossa cultura. Mas façamos a nossa parte, quem sabe a gente apaga o fogo da floresta.
Ótima matéria.
Ótima matéria.
Cacilda, que bom que gostou amiga.
Seria o reflexo de um governo que não valorizou o conhecimento? Quando se fecha uma livraria corremos o risco de estagnar uma cultura, mesmo que tenha a possibilidade de se adquirir um livro pela internet. Alguém poderia me dizer se está ocorrendo isso em outro país? O patrimônio de um povo é a sua cultura, lamentável que isso está acontecendo….
Gostei da ideia Roseli, presentear com livros, você é uma mulher de grandes atitudes 😘
Silvana, precisamos mudar essa realidade com pequenos gestos, como diz o ditado se cada um fizer a sua parte.. vamos propagar essa ideia.
Adorei o texto. Também vejo com grande tristeza o fim desses berços de cultura, as livrarias! Ler ebooks não é a mesma coisa. Os livros também fazem parte dos meus presentes de Natal. Os anos passam, as coisas mudam e a saudade fica. Adorei o texto.
Neldir, fico triste com o fechamento de cada uma delas. Sempre dei livro para meus pequenos e aprenderam a ler. Hoje faço com netos e amigos, sempre que posso.
Com certeza, um país se faz com boas leituras. Mas boas leituras requerem bons leitores.
Fico feliz que você tem este prazer junto com o neto e filha.
Sempre prezei por isso também.
Adoro livros de literatura infantil! Se as crianças lessem mais, quanta coisas poderiam ficar mais de lado!
A família é o primeiro local onde deve disponibilizar leituras. A escola então! Meu Deus se todas tivessem o prazer de despertar, em cada criança, este hábito.
Estamos na luta todos os dias.
Espero que divulgues também os livros. É importante que tenhamos conhecimento de bons autores e de boas literaturas.
Um abraço e sucesso em seu Blog.
Emma, ola!! sei da sua luta intensa amiga na educação. Não vamos esmorecer. Vamos doar livros em todas as oportunidades. Um dos objetivos deste blog é despertar a leitura através de narrativas verdadeiras e interessantes. Muito obrigada pelo apoio.
Eu e meu marido cultivamos o hábito de ler livros com nossos filhos. Sempre na hora de dormir, desde um ano e meio de idade.
Hoje nosso Pedro ama inventar histórias, está se divertindo descobrindo as letras e fica orgulhoso quando nós lemos livros maiores.
Acredito que dessa forma estamos ensinando a ele o segredo para todos os problemas da vida: interpretação e imaginação!
Interpretar sempre da forma mais positiva possível as dificuldades. E imaginação para descobrir as soluções delas.
Mas isso tudo aprendi com a minha super mãe: que toda vez que viajava a trabalho nos trazia livros de presente. Além da assinatura do gibi da turma da Mônica que não faltava lá em casa.
Fernanda que lindo ler esse comentário. Fiquei emocionada e as lágrimas teimosas molharam minha face.
O hábito da leitura é muito importante! Além de nós proporcionar momentos de conhecimento e aprendizado. Um dos meus hobbys favoritos é a leitura. O livro físico é muito bom ter em mãos. Belo texto!!! 😘😘
Simone, você é uma das pessoas que mais lê que eu conheço. Amo te dar livros de presente e sei que você é uma das seguidoras da Varanda. Muito obrigada.
Cheap Viagra No Perscription viagra vs cialis Propecia Dias Fertiles Le Cialis En Pharmacie Giardiasis Treatment With Amoxicillin
Propecia Kvinder Achat De Cialis Au Canada Propecia Hjalper Inte cialis for sale Finasteride Generic
Chemical Mechanism Benzene To Amoxicillin No Prescription Estrofem buy generic cialis Dapoxetina Serotonina Drug Cephalexin
Zentel Alben Propecia Osterreich Apotheke cialis 5 mg Delivery De Kamagra Online Pharmacy Propecia Buy Buy Viagra Without A Prescription